SOCORROOOOO!!! manchei minha roupa e agora ?

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sabe aquele momento que sem querer você mancha suas peças de roupa favoritas. Então, a gente tem um ataque de pelanca hahahahaha A gente logo pensa que não tem jeito e que perdemos aquela roupa. Porém,  nem tudo está perdido. Existem muitas maneiras de salvarem nossas roupas. 
A primeira coisa que temos que saber é que quanto antes tentarmos remover a mancha, mas fácil será para ela sair.
Segunda coisa que temos que saber é que nas primeiras 48 horas as manchas são mais fáceis de remover.
Há várias dicas caseiras que podem ajudar nessa missão-quase impossível. Vamos conhecê-las ?
1. Caneta
Deixe a roupa como mancha de tinta de caneta de molho por algumas horas em uma mistura de leite e vinagre. No caso de roupas brancas, esfregar a mancha com álcool também resolve o problema.

2. Sangue
Se a mancha for recente, coloque imediatamente a roupa de molho na água fria. Depois que o sangue sair, esfregue a roupa com sabão neutro.
Caso a mancha já esteja seca, a alternativa é usar água oxigenada 20 volumes. O peróxido de hidrogênio ajudará a dissolver a sujeira e, depois, você poderá seguir as mesmas instruções acima, para manchas recentes.

3. Ferrugem
Uma solução simples para remover manchas de ferrugem é esfrega-la com sal e limão. Depois leve a peça ao sol para secar e, então, lave a roupa normalmente com bastante sabão.
Mas esta dica não é recomendada para tecidos muito delicados.


4. Suor
Para tirar manchas de suor há duas alternativas práticas. Você pode deixar a roupa de molho por 15 minutos em uma solução feita com três colheres de chá de vinagre branco e um litro de água – depois lave a roupa normalmente. Ou, ainda, utilizar bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixando atuar por meia hora.
No caso de manchas deixadas por desodorantes, a alternativa o truque é umedecer uma esponja com água oxigenada e esfregar sobre a mancha por um ou dois minutos antes da lavagem normal.

5. Graxa
Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão.

6. Chiclete
Use o lado sem corte de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade.

7. Batom
Com um tecido ou toalha de papel absorvente, tire o excesso com bastante cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Lave com detergente, esfregando delicadamente. Esfregar um pouco de álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem também pode resolver o problema.

8. Café
Lave a mancha imediatamente com água quente ou fervendo, pois manchas de café podem se tornar permanentes. Se o local for difícil de ser lavado, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha até que ela suma por completo. Esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio também funciona. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

9. Óleo
Coloque uma toalha de papel absorvente embaixo da mancha de gordura e passe com ferro bem quente. Outra opção pare remover a mancha de gordura é aplicar detergente e esfregar bem. Você também pode aplicar bastante talco sobre a mancha para que ele absorva parte da oleosidade. Deixe por algumas horas e lave bem.

10. Vinho
Prepare uma mistura de suco de limão com uma colher de bicarbonato de sódio e deposite sobre a peça de roupa manchada. Deixe de molho, depois esfregue o tecido e em seguida coloque embaixo de uma torneira com água corrente. As peças brancas ou de cores claras devem ser colocadas no sol, já as de tons mais escuros precisam secar na sombra para não manchar. Não se esqueça de lavar bem as mãos para não manchar a pele no sol.
Outro método de retirada de manchas de vinho é o gelo. Passe-o no local imediatamente, ele irá evitar que o tecido absorva o vinho tinto e crie uma marca indesejada.

11. Bebidas Alcoólicas
Esse tipo de mancha costuma sair com o uso do éter na maioria dos casos, porém faça isso em local ventilado pois o produto é forte e pode provocar mal-estar. Após isso, enxague com água e acima de tudo: nunca coloque a peça para secar sem que a mancha esteja completamente removida já que isso pode fazer com que ela grude ainda mais.

12. Bolor
Há duas dicas que podem servir. A primeira delas é adicionar álcool líquido sobre a mancha e esfregar o tecido. Já a segunda alternativa é  misturar 5 colheres de água sanitária e duas colheres de produto de limpeza pesada e aplicar sobre a mancha esfregando devagar para em seguida remover essa mistura com água corrente e logo depois aplicar uma pasta feita com açúcar e água no local da mancha. Após três minutos da aplicação dessa pasta, você poderá lavar a roupa normalmente.

13. Mofo
Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água;

14. Carvão
Essa dica é bem simples, basta esfregar miolo de pão fresco sobre a mancha.

15. Coca-cola
Lave a roupa o mais depressa possível usando água fria. Não lave com água morna ou quente porque isso acaba destacando a mancha ao invés de remover.

16. Ferro de passar
Coloque a área manchada sobre uma toalha e esfregue o tecido com algodão embebido em água oxigenada 10 ou 20 volumes, lavando-o normalmente e deixando-a secar normalmente. Ou anda você pode colocar maizena sobre a mancha e esfregar para a remoção.

17. Frutas
Aplique leite fervente sobre o local da mancha e deixe por 24 horas. Após esse tempo lave normalmente.

18. Gordura
Coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente; Você pode também aplicar talco sem cheiro sobre a mancha e depois de algumas horas retirar o produto com uma escova. Caso a mancha não tenha saído com a aplicação do talco, derrame água quente sobre o local e depois lave normalmente.

19. Máquina de lavar
Um dos antigos mandamentos sobre lavar roupas diz que é importante separar as peças mais claras das peças coloridas, mas caso você tenha esquecido disso, pegue a roupa manchada e não a deixe secar.  Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida;

20. Ovo
Esse tipo de mancha requer atenção na hora de remover. Antes de lavar, use uma pasta feita com sal e gotinhas de água sobre o local afetado. Depois lave com água fria. Não use água quente, pois ela faz com que a mancha fique mais acentuada.

21. Tinta a óleo
Manchas de tinta a óleo saem com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina;

Existem produtos que servem especificamente para determinados tipos de mancha e não devem ser usados para remover outros tipos. São produtos que se usados de maneira incorreta podem danificar ainda mais o tecido, então fique de olho nessa lista:

- Acetona
Para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos);

- Água oxigenada
Para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la;

- Álcool
Para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama;

- Bórax
Para retirar manchas ácidas como vinho, frutas e café;

- Vinagre branco
Para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

- Leite
Para retirar manchas de vinho tinto em tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir;

- Magnésia
Para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido);

- Talco
Para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino. O talco age com eficiência sobre manchas de gordura; 

- Vaselina
Para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina, em limpe delicadamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono;

Facilitador geral: O sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada;

Estas dicas podem ajudar você a salvar sua roupa preferida. E se você tem outros truques de lavanderia? Compartilhe conosco nos comentários.
 Fonte: dicasdemulher/mundodastribos

Um comentário:

  1. Dicas úteis para mim, que agora sou dona de casa!! hahahaha

    Bjs Bru!

    http://faladeborah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir