Parque Nacional Serra da Bocaina

segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Olá amores!
Hoje trago uma dica para quem gosta de aventuras e de curtir programas diferenciados. Na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, é possível encontrar um local bem diferenciado da agitação dessas grandes cidades: o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Com 104 mil hectares, cerca de 60% fica no Rio de Janeiro, e deste total são 40% em Paraty, uma cidade tradicional e que atrai cada dia mais visitantes. 
O Parque tem como principal objetivo a preservação da Mata Atlântica (Serra do Mar), a fauna, a flora e todos seus ecossistemas. Além de ser palco para pesquisas e projetos de educação ambiental, diversas atividades de ecoturismo são exploradas na região, e a infraestrutura da unidade chama a atenção de todos que passam por ali.
Dentre os principais atrativos naturais turísticos estão as belas Cachoeiras Santo Isidro, das Posses e dos Veados, além do Caminho de Mambucaba, também conhecido como Trilha do Ouro; a Pedra do Frade e a Praia do Caxadaço. Desde 1972, o local vem sendo explorado e considerado um dos maiores protetores da Mata Atlântica no Brasil.
Destaque especial para a Trilha do Ouro, que acaba sendo uma caminhada de três dias e garante uma experiência única, onde o visitante pode passar por lugares históricos, perfeitos para conhecer um pouco mais da cidade e também a ligação com São José do Barreiro. Em relação a outras trilhas, são mais de cinquenta que podem ser feitas pelo Parque.
A 2.200 metros acima do nível do mar está o Pico do Tira o Chapéu, ponto mais elevado do Parque e um dos mais altos do Estado de São Paulo. De cima, os visitantes podem apreciar a vista e o meio ambiente, ainda bem preservado. São araucárias, cedros, embaúbas, bromélias, além das espécies de onças pintadas, preguiças de coleira, sagui da serra escuro e as aves que vivem ali, dando espaço também para a mais nova atividade de Birdwatching.
O Parque Serra da Bocaina abre diariamente, das 7h às 19h, e o passeio é relaxante, e com certeza divertido. Para ir acompanhado da família ou de amigos, as atividades são as mais variadas, desde observar animais e plantas, fazer cavalgadas e trilhas, até encarar o rafitng, canyoning e por fim se refrescar com banhos de rios e cachoeiras. Para saber maiores informações sobre Pousadas em Paraty acesse o site do Roteiro de Turismo.


Fiquei louca pra conhecer! E vocês ?
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário