Isso que é técnica!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Olá amores!
Hoje rolou uma papo aqui no trabalho com a amiga Dri, e acabou virando postagem. Ela me lembrou de um sofá que eu amo de patchwork e achamos um mais lindo que o outro e resolvi compartilhar algumas coisitas hahaha
Patchwork quer dizer “trabalho feito com retalhos”, Patch significa “peça” (tecido, retalho, etc.) e work significa “ trabalho”.
O patchwork é a parte superior, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido de fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.
Há evidências de que desde que o homem começou a tecer já existia a técnica de patchwork, em várias partes do mundo foi usado de diversas formas, há registros de que a técnica foi utilizada nas roupas dos faraós no século IX, em túnicas clericais no século XI na Inglaterra e como acolchoados e tapetes  teve início no século XVI, época em que os cavaleiros medievais utilizavam também como proteção por baixo da armadura.
Trazidas pelos colonizadores a arte chegou nas Américas no século XVII , mais precisamente Estados Unidos e Canadá.
Em uma época em que os tecidos eram considerados uma preciosidade surgiu uma tradição que se segue até os dias de hoje, o encontro de mulheres norte-americanas para reaproveitar tecidos e fazer colchas para famílias carentes ou para enfeitar o enxoval de jovens prestes a se casar, serviu também como uma forma de socialização e de transmitir a técnica entre mães e avós a suas descendentes.
Algumas revoluções ocorreram depois da segunda Guerra Mundial e umas delas foi a liberação feminina, tal fato fez com que as mulheres deixassem de lado a tradição do patchwork e Quilt e saíssem  para trabalhar fora de casa. O ressurgimento do patchwork veio na década de 70 com o movimento Hippie.
Na década de 80 com o crescimento do interesse por arte fez com que esse mercado movimentasse bilhões nos EUA.
Nos dias de hoje encontram-se quilteiras no mundo inteiro e os trabalhos são feitos não somente com sobras de tecido, mas também com tecidos fabricados especialmente para esse fim.
Essas são algumas curiosidades do patchwork que com certeza trarão futuramente muito mais histórias.
Fonte: Decorarcomtudo
Já quero tudoooooooooooo!
E vocês meninas, gostam dessa técnica ?
Beijoooooooooos!

Um comentário: